As turbinas VGT ou de geometria variável como
são conhecidas, têm sido uma tendência constante nos novos modelos de caminhões
e utilitários. Um diferencial desse sistema é que a geometria permite uma
conexão refinada com o motor, ou seja, a turbina responde com velocidade a
demanda do motor, potencializado ainda mais com a válvula eletrônica dos novos
turbos VGT. É o caso da turbina dos novos caminhões Iveco Cursor 310, 330 e 360.
Os caminhões Constelattion VW 19370 e 25370 também já utilizam turbina VGT.
Exemplo de motor Iveco Cursor com turbo VGT. Crédito imagem
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As marcas Garrett e BorgWarner são referências nesses modelos de turbos VGT. Da
BorgWarner podemos citar o modelo S300 aplicada no VW 25370 e 19370. Da Garrett
temos o turbo da Ford Transit 2.2. Além dos utilitários e caminhões, há também
turbinas de pick ups Land Rover que já contam com essa tecnologia avançada. Alguns
modelos são bit-turbo, como é o caso da Land Rover Discovery 4.
Turbina VGT Ford Transit 2.2
turbina bi-turbo Land Rover Discovery 4
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