A turbina de geometria variável é diferencial. Já há uma
variedade de turbos com essa tecnologia e para entender melhor como funciona
acesse este link. Quando o cliente precisa de reposição de turbina, uma das
alternativas é a troca do conjunto rotativo e, muitas vezes quando o cliente é
de outra localidade, enviamos só o conjunto central para que o cliente ou algum
profissional realize a substituição. Acontece que na hora da desmontagem e
montagem da turbina é preciso tomar cuidado para não desconfigurar a geometria
ou até quebrar sua configuração. Se a geométrica variável for danificada a
turbina não será acionada e prejudica o funcionamento do turbocompressor.
As imagens a seguir ilustram a geométria variável danificada, provavelmente na montagem do turbo S300 BorgWarner aplicada no caminhão Constellation VW 25370. Um parafuso solto, outro quebrado e trinca na geometria variável.
falta parafuso na montagem da geometria variável
geometria variável turbina S300 danificada
Nossa orientação é de que, na dúvida sobre o correto
procedimento da troca do conjunto rotativo, desmontagem e montagem da turbina
de geometria variável, envie a turbina para que façamos o serviço. Assim evita
o transtorno que ocorreu com nosso cliente que teve o turbo danificado e ficou
muito mais tempo com o caminhão parado.
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