Atuamos no setor de reposição de turbina, um componente
presente em variados modelos de caminhões. O motor já leva seu nome:
turbodiesel. O contato com os proprietários dos caminhões nos propicia muitas
informações através dos diálogos gerados pelo processo de venda. É interessante
como a experiência com o caminhão é o que define a confiança do cliente para
manter a relação com a montadora. Fidelizar é um desafio que envolve fatores
como desempenho, durabilidade, qualidade, atendimento e a relação custo
benefício tem que ser cada vez mais alinhada para garantir essa fidelidade. O
custo de reposição das peças, entre elas o turbocompressor, é um componente que
o cliente avalia com muito critério.
Hoje ouvimos de um cliente um lamento: “me arrependi de
ter apostado no novo caminhão VW 24280 motor MAN. Estou tendo muito problema e
o caminhão fica parado gerando prejuízo. Tenho um Mercedes antigo que não me dá
manutenção”. Seu tom de voz evidenciava seu aborrecimento. Certamente essa
experiência vai contar na escolha da compra do novo caminhão. Essa associação
também acontece com a turbina. No caso desse cliente, o caminhão Mercedes
também conta com turbo BorgWarner, mesmo fabricante da turbina do VW 24280 MAN.
Só que o motor Mercedes conta com 1 turbo, o conhecido modelo K16 que já é um
turbo referência da marca. Já o motor MAN do Constellation conta com 2 turbos
modelo R2S, são duas turbinas associadas, projetadas para acompanhar o motor
com potência biturbo. Só que a avaliação do cliente da turbina K16 é positiva e
da R2S negativa.
Claro que há diferentes variáveis que são colocadas na
balança na hora de decidir o melhor caminhão para atender a necessidade do cliente,
no entanto, pelo que temos observado nesses anos de convívio com proprietários
de caminhões de várias regiões do país, a experiência do transporte de sua
carga e o custo da manutenção são peças chaves da escolha.
Fabricantes referências de turbos presente no motor de distintos caminhões