O centenário turboalimentador criado em 1905 para
melhorar o motor diesel segue seu processo evolutivo. Desde a primeira turbina
idealizada pelo inventor suíço Alfred Buchi, os modelos de turbinas foram avançando
para atender os novos motores que também foram evoluindo. As montadoras das
linhas automotiva e diesel tem nos fabricantes de turbocompressor um aliado
para atender o mercado que demanda eficiência no desempenho do motor, ao mesmo
tempo, que atenda as normas ambientais que exigem cada vez mais máquinas que
exercitem suas funções poluindo menos o planeta. Essa conexão dos fabricantes
de veículos e equipamentos apresentam a cada ano novas versões de motores com
novas versões de turbinas.
Turbo Garrett sem válvula aplicada motor Scania
Desde a primeira turbina as mudanças foram muitas. Turbo
sem válvula, depois turbina valvulada, recentemente temos muitos modelos com
tecnologia VGT de geometria variável, as biturbo, duas turbinas conectadas, uma
maior e outra menor que atuam juntas para ampliar a performance do motor e tem
também os turbos com sensores eletrônicos acoplados. A tecnologia tem ritmo turbo
como podemos verificar a seguir, na ilustração de alguns modelos de turbos que
pontuam essas transformações e que seguirão acontecendo na história das turbinas
e de outras invenções.
Turbina Garrett válvulada e VGT-geometria variável. Turbo Ford Ranger 2.8
A concorrência entre as montadoras e os fabricantes de
turbos é grande. Observamos a cada ano a chegada de novos e melhores modelos de
turbinas Garrett, BorgWarner e Holset, principais fabricantes de turbos. E
também novos modelos de veículos automotivos, caminhões, utilitários, pick ups
e diversos equipamentos que contam com a potência da turbina como aliada do
motor. De fato, o diferencial turbo agrega muito valor. Esse cenário é
favorável para o aprimoramento de novos modelos de motores e turbos que ampliem
a meta crescente e necessária do segmento: melhorar o desempenho do motor com
menos poluição e economia de combustível. E nós seguiremos antenados com essa
tendência evolutiva.
Turbo BorgWarner R2S biturbo Pick up Amarok
Turbo Holset VW 9160 biturbo
Turbina Garrett Ford Transit 2.2. Turbo com sensor eletrônico
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Fechado para almoço das 12:00 às 13:00
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