Todos os anos somos presenteados com novos modelos de turbos que chegam para recuperação. Da linha automotiva até as turbinas de caminhões e máquinas, os motores são aprimorados e a turbina, um componente que faz toda diferença no motor turbo, também segue essa tendência evolutiva. É sempre uma grande alegria receber um novo modelo de turbocompressor que nos possibilita aprimorar nossa técnica de remanufaturar turbinas.
Em 2019, além dos novos turbosalimentadores com VGT e sensores, tivemos a chegada de turbinas hibridas, aplicadas principalmente, em veículos turbo de fábrica, como é o Audi, Jetta, Tiguan, Polo, UP, dentre outros. Certamente em 2020 iremos receber novos modelos de turbinas já que a geração de veículos da linha leve com motor turbo é crescente. Além, é claro, das já tradicionais turbinas de picapes como a nova Nissan Frontier biturbo e outras como a Hilux, Amarok, Ford Ranger e as versões Land Rover. A linha de SUV e picapes com motor turbo tem concorrência acirrada.
Outro destaque são os turbos aplicados em vans, cada vez mais modernos em sintonia com os motores mais eficientes. O turbocompressor realmente é uma peça cada vez mais necessária conectada ao motor em virtude dos benefícios como a melhoria de potência e diminuição de emissão de poluentes. A nova geração de turbinas já está circulando em muitos veículos enquanto outras já estão sendo projetadas. E que venha 2020 com ritmo turbo.