sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Boletim turbo 4/25

A velocidade turbo do tempo é uma impressão descrita por muitas pessoas. Será mesmo que o tempo está mais ligeiro ou nós que estamos mais acelerados? A resposta pode ser diferenciada para cada pessoa, lugar e circunstância. Por aqui, a primeira alternativa é a que mais sentimos pelo ritmo da agenda. Nos meses de julho e agosto tivemos expedientes movimentados com diversos modelos de turbinas sendo restaurados. Iniciamos a segunda e de repente já sextou. Antes de virar a página do calendário e ingressar no nono mês do ano, vamos registrar os destaques desse bimestre.

Na categoria picapes, passaram por nossa bancada modelos Mitsubishi, Toyota, Fiat, Nissan e VW, com destaque para o modelo biturbo da VW Amarok 180 cv. Esse segmento é um dos que mais crescem e observamos essa tendência com clientes próximos e distantes. Outra linha que tem concorrência acirrada e com versões cada vez mais confortáveis e melhor custo-benefício é o de vans. Mercedes, Fiat Ducato, Renault, Peugeot e Iveco disputam a preferência de uma clientela que tem nas vans a base forte dos seus negócios. Encontramos presença das vans em distintas atividades e todas contam com o motor turbo. O destaque desse período ficou por conta da biturbo BorgWarner aplicada na Mercedes Sprinter CDI.

Os modelos de turbinas aplicadas nas Land Rover da família Discovery e Range Rover sempre passam por nossa bancada de restauração, como da Discovery biturbo, Evoque e Freelander. Notável nesse boletim foi a passagem da Defender antiga, uma raridade em dose dupla. Nos automotivos destacamos 3 turbosalimentadores, do Tiggo 3X Pro, da Chevrolet Ônix e Tracker. E novos modelos já estão girando nos motores híbridos de automóveis de diferentes montadoras, afinal, a turbina é um componente que faz toda diferença no desempenho do motor.

O maior volume de restauração de todos os meses fica com a linha de turbinas aplicadas em caminhões leves, médios, pesados e extrapesados. É até difícil mencionar 1 único modelo, tamanha a diversidade de turbos. Então vamos escolher 1 de cada fabricante. Da Holset Cummins, o HX35 aplicado em máquinas e caminhões Constellation VW. Da BorgWarner o biturbo dos MAN 24280 6 cilindros. Da Garrett, do caminhão Volvo VM 270. É preciso evidenciar uma linha de grande sucesso Volkswagen que é o Delivery Express. Desde o primeiro modelo até o atual, são turbinas frequentes em nossa rotina de recuperação. São caminhões utilizados por muitas empresas para transporte de carga e serviços.

Há 14 anos temos orgulho em realizar conexões entre clientes, turbinas e cidades. Ao longo dessa jornada, seguimos aprimorando nossa especialidade que é recuperar esse invento espetacular. Salve os 120 anos da invenção do turbocompressor. Uma peça que nasceu para evoluir e segue em plena expansão. É uma honra seguir recuperando diversos modelos de turbinas conectadas aos motores de carros, vans, utilitários, máquinas, barcos, ônibus, minibus, picapes e caminhões.

Gratidão pela confiança de cada serviço contratado. Até o próximo boletim turbo.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

radar turbo 7/25

O mês das férias passou no ritmo turbo e a agenda de agosto segue movimentada. Retomando o expediente depois de uma pausa, começo registrando com gratidão todas as conexões de julho. Cada serviço realizado amplia nosso repertório técnico e o aprendizado das relações. Até quando estamos ausentes seguimos aprendendo quando ampliamos nossa visão nos lugares que visitamos, seja por lazer, estudo, trabalho ou outra motivação, ainda que seja dolorosa. É sempre tempo para aguçar o saber e retornar para seguir em frente.

Iniciamos pelas turbinas restauradas aplicadas nos caminhões, que mensalmente é a linha com maior volume. Em julho foram recuperadas turbinas Holset Cummins, BorgWarner e Garrett aplicadas nos motores diesel dos caminhões Volkswagen VW 26310, VW 24250, VW 40300, VW 23220, VW 19320, VW 13180, VW 24220, VW 9150, VW 11180, VW VW 17180, VW 25390, VW 16170, VW Delivery Express bitrubo e VW Delivery Express monoturbo. Da Ford recuperamos as turbinas dos caminhões Ford Cargo 2422, Ford Cargo 2425, Ford Cargo 4030, Ford Cargo 816 e Ford Cargo 2428. Turbos dos caminhões Mercedes-Benz também passaram por nossa bancada, do Mercedes 710, MB Actros OM 501, ônibus motor OM 924 LA, MB OM 926 LA, MB 1113 OM 352 e OM 366, Mercedes 1720, Mercedes 1718, Accelo e Atego.

Os turboalimentadores das vans são referência em nosso expediente, das versões antigas as atuais, consertamos turbinas das Mercedes Sprinter 310 e 312, MB Sprinter 313 CDI, a biturbo Sprinter 415, Fiat Ducato motores 2.8 e 2.3, Peugeot Boxer, Citroen Jumpy, Iveco 4912, Iveco Daily 3.0, Iveco Daily 35S14 biturbo e Renault Master motores 2.5, 2.8 e 2.3, além da biturbo Master. Mais uma vez as turbinas dos utilitários Hyundai HR 8 e 16 válvulas e Kia Bongo, foram destaques do mês.

Chegamos na linha de picapes, com a remanufatura dos turbocompressores da Ford Ranger 3.2, Mitsubishi Triton 2.4, L200 GLS e motor HPE, Nissan Frontier biturbo, Nisssan Frontier 2.5, Toyota Hilux 3.0, Fiat Toro, VW Amarok monoturbo e Amarok biturbo 180 cv. Sequenciamos com os SUVs e carros com motor turbo, uma linha crescente em nossa agenda. No mês de julho consertamos turbos do clássico Audi A3 e Fusca, Ssangyong, Mercedes GLA 200, o estiloso Mini Copper, a Chevrolet Tracker 1.2, Jeep Compass, VW Tiggo 3x Pro, Land Rover Defender e Freelander.

Para finalizar, as turbinas das máquinas Pá Carregadeira CAT, Bobcat e rolo compactador pé de carneiro Dynapac. Agradecemos a confiança de cada cliente que em sua grande maioria chegam por indicação e os que já fazem parte da nossa história. Seguimos firmes renovando e evoluindo as conexões entre turbinas, clientes e cidades. Até o próximo radar.


A turbina do seu motor danificou? Aqui tem solução.
Ligue 11 3698-5393 ou 94787-4441