sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Boletim turbo 4/25

A velocidade turbo do tempo é uma impressão descrita por muitas pessoas. Será mesmo que o tempo está mais ligeiro ou nós que estamos mais acelerados? A resposta pode ser diferenciada para cada pessoa, lugar e circunstância. Por aqui, a primeira alternativa é a que mais sentimos pelo ritmo da agenda. Nos meses de julho e agosto tivemos expedientes movimentados com diversos modelos de turbinas sendo restaurados. Iniciamos a segunda e de repente já sextou. Antes de virar a página do calendário e ingressar no nono mês do ano, vamos registrar os destaques desse bimestre.

Na categoria picapes, passaram por nossa bancada modelos Mitsubishi, Toyota, Fiat, Nissan e VW, com destaque para o modelo biturbo da VW Amarok 180 cv. Esse segmento é um dos que mais crescem e observamos essa tendência com clientes próximos e distantes. Outra linha que tem concorrência acirrada e com versões cada vez mais confortáveis e melhor custo-benefício é o de vans. Mercedes, Fiat Ducato, Renault, Peugeot e Iveco disputam a preferência de uma clientela que tem nas vans a base forte dos seus negócios. Encontramos presença das vans em distintas atividades e todas contam com o motor turbo. O destaque desse período ficou por conta da biturbo BorgWarner aplicada na Mercedes Sprinter CDI.

Os modelos de turbinas aplicadas nas Land Rover da família Discovery e Range Rover sempre passam por nossa bancada de restauração, como da Discovery biturbo, Evoque e Freelander. Notável nesse boletim foi a passagem da Defender antiga, uma raridade em dose dupla. Nos automotivos destacamos 3 turbosalimentadores, do Tiggo 3X Pro, da Chevrolet Ônix e Tracker. E novos modelos já estão girando nos motores híbridos de automóveis de diferentes montadoras, afinal, a turbina é um componente que faz toda diferença no desempenho do motor.

O maior volume de restauração de todos os meses fica com a linha de turbinas aplicadas em caminhões leves, médios, pesados e extrapesados. É até difícil mencionar 1 único modelo, tamanha a diversidade de turbos. Então vamos escolher 1 de cada fabricante. Da Holset Cummins, o HX35 aplicado em máquinas e caminhões Constellation VW. Da BorgWarner o biturbo dos MAN 24280 6 cilindros. Da Garrett, do caminhão Volvo VM 270. É preciso evidenciar uma linha de grande sucesso Volkswagen que é o Delivery Express. Desde o primeiro modelo até o atual, são turbinas frequentes em nossa rotina de recuperação. São caminhões utilizados por muitas empresas para transporte de carga e serviços.

Há 14 anos temos orgulho em realizar conexões entre clientes, turbinas e cidades. Ao longo dessa jornada, seguimos aprimorando nossa especialidade que é recuperar esse invento espetacular. Salve os 120 anos da invenção do turbocompressor. Uma peça que nasceu para evoluir e segue em plena expansão. É uma honra seguir recuperando diversos modelos de turbinas conectadas aos motores de carros, vans, utilitários, máquinas, barcos, ônibus, minibus, picapes e caminhões.

Gratidão pela confiança de cada serviço contratado. Até o próximo boletim turbo.