A turbina é uma peça essencial para o funcionamento
eficaz do motor turbo diesel, como é o caso de caminhões, vans, utilitários e
outros veículos e equipamentos que contam com esse componente importante. Assim
como outros itens na composição da máquina, o turbo também é influenciado pela
manutenção. Por isso, sempre enfatizamos aos nossos clientes a relevância de realizar
a manutenção correta. Itens como troca de óleo, qualidade do produto e
substituição de filtro de ar, são temas em nossas orientações quando vendemos a
turbina ou executamos o conserto.
Toda peça tem um tempo útil de vida. É assim também com o turbo. No entanto, quatro principais causas acabam por diminuir esse prazo e gerar necessidade de reposição antes do previsto. De acordo com a Garrett, uma das marcas referências no setor de turbinas, as 4 causas de danos ao turbo são:
“Objetos estranhosToda peça tem um tempo útil de vida. É assim também com o turbo. No entanto, quatro principais causas acabam por diminuir esse prazo e gerar necessidade de reposição antes do previsto. De acordo com a Garrett, uma das marcas referências no setor de turbinas, as 4 causas de danos ao turbo são:
Dano no rotor do turbo, causado por pequenos objetos que entram na turbina ou
no alojamento do compressor em alta velocidade, resultando em instabilidade.
Falta de lubrificação
Formação de trincas de fadiga no turbo e depósito de materiais criados pelo atrito de metal e altas temperaturas como resultado de obstruções na entrada de óleo, colocação incorreta da junta e uso de cola ou silicone.
Contaminação do óleo
Dano no sistema de mancais do turbo causado pela alta concentração de carbono em suspensão no óleo, criado por intervalos prolongados de troca de óleo ou manutenção ruim. Dano nos mancais causado por partículas de ferro fundido em suspensão no óleo após o motor ter sido retificado.
Temperatura Excessiva e Overspeed
Dano no turbo causado pelo funcionamento além dos parâmetros projetados ou fora da especificação do fabricante do veículo. Problemas de manutenção, mau funcionamento do motor ou alterações de desempenho não autorizadas podem impulsionar as velocidades de rotação do turbo para além dos seus limites de funcionamento, causando falha por fadiga do rotor compressor e do rotor da turbina.”
Para consultar outras informações, acesse o site da Garrett. Sobre esse tema, o link é este. E, se precisar de informação complementar, ligue para nossa equipe nos fones (11) 3698-5393 ou 947874441. Acesse nosso Facebook.
Horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00.
Fechado para almoço das 12:00 às 13:00
Falta de lubrificação
Formação de trincas de fadiga no turbo e depósito de materiais criados pelo atrito de metal e altas temperaturas como resultado de obstruções na entrada de óleo, colocação incorreta da junta e uso de cola ou silicone.
Contaminação do óleo
Dano no sistema de mancais do turbo causado pela alta concentração de carbono em suspensão no óleo, criado por intervalos prolongados de troca de óleo ou manutenção ruim. Dano nos mancais causado por partículas de ferro fundido em suspensão no óleo após o motor ter sido retificado.
Temperatura Excessiva e Overspeed
Dano no turbo causado pelo funcionamento além dos parâmetros projetados ou fora da especificação do fabricante do veículo. Problemas de manutenção, mau funcionamento do motor ou alterações de desempenho não autorizadas podem impulsionar as velocidades de rotação do turbo para além dos seus limites de funcionamento, causando falha por fadiga do rotor compressor e do rotor da turbina.”
Para consultar outras informações, acesse o site da Garrett. Sobre esse tema, o link é este. E, se precisar de informação complementar, ligue para nossa equipe nos fones (11) 3698-5393 ou 947874441. Acesse nosso Facebook.
Horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00.
Fechado para almoço das 12:00 às 13:00