quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Boletim turbo 1/25

Este ano o boletim será bimestral. A primeira edição traz os destaques dos meses de janeiro e fevereiro. O calendário turbo está em ritmo acelerado e chegamos ao segundo capítulo de 2025. Registramos nesses 2 meses muitas conexões entre turbinas, clientes e cidades, da linha automotiva e diesel, principalmente para clientes da região metropolitana e interior paulista. Dois elementos contribuem para essa dinâmica, a proximidade e a indicação.

O primeiro destaque desse período foi a conclusão da série história turbo. Um resgate de cada ano de publicação do Blog, evidenciando a evolução das turbinas e nossa experiência nessa jornada empreendedora. Foram 18 episódios publicados no Instagram que estão nos destaques da página. Uma viagem pelo tempo que retrata o quanto fomos aprendendo a cada ano e ampliando nosso portfólio de turbinas restauradas, dos principais fabricantes de turbos e das mais variadas aplicações, dos veículos automotivos a linha diesel. Muitos modelos que foram publicados e muitos outros que não foram registrados estão nas linhas e entrelinhas de cada capítulo.

A turbina é uma peça evolutiva por natureza que completa 120 anos em 2025. Que invento potente criado pelo engenheiro suíço Alfred Büchi. Desde a sua patente e primeiras aplicações, seu aprimoramento ao longo dos anos é extraordinário e hoje temos a presença turbo em variados setores da economia e de nossa vida, mesmo que não saibamos disso. Da área de transporte, agronegócio, construção civil, mineração, dentre outros ramos, encontramos a turbina conectada a veículos e máquinas em diversas atividades que movimentam muitos negócios. Economia de combustível, diminuição de emissão de gases poluentes e melhoria da potência dos motores, são três benefícios que a turbina proporciona e que fazem toda diferença no funcionamento dos motores.

Como os motores da linha Delivery da Volkswagen que nas suas diferentes versões, dos antigos aos atuais, contam com performance da turbina. Os modelos de turbos dos caminhões Delivery com motor MWM e Cummins, com 1 turbina e com a biturbo, foram destaques em nossa agenda de restauração nesse bimestre inicial do ano. Passaram por nossa bancada de conserto as turbinas Garrett do VW 5140 e 8150 Delivery com motor MWM, a biturbo Holset HE300FG e HX27W dos VW Delivery 8160, 9160 e 10160 motor Cummins e a BorgWarner K03BV45 no Delivery Express motor Cummins. A linha Delivery é marcante e nossa equipe recupera com êxito todos os modelos de turboalimentadores aplicados na geração de motores Delivery.

Agradecemos a leitura do primeiro boletim 2025. Estamos entusiasmados com as próximas edições que certamente apresentarão novos destaques, afinal, tem sempre novidade turbo.

Até a edição dos meses março e abril.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

série história turbo

Ao observar todas as publicações da série história turbo que termina hoje, destacamos a diversidade de modelos que passaram pela bancada de restauração nas diferentes fases, desde o começo na pequena sala da casa, até os dias atuais, temos um panorama de variadas turbinas da linha leve e pesada. Ao longo dessa jornada foram muitos desafios e aprendizados que não cabem em nenhum registro. Esta simples série escrita e ilustrada por alguns modelos de turbinas recuperadas é um pequeno retrato. Olhar esse percurso tendo como referência o Blog, nossa primeira página na Internet, eleva nossa gratidão por cada atendimento realizado nesses anos.

Uma pequena parcela foi registrada dos consertos dessa secular invenção que é a turbina. Pela dinâmica da agenda, nem sempre é possível catalogar todos os serviços executados. Para além de cada turbo pontuado nos conteúdos publicados e nos muitos que estão em outro acervo de informação, há elementos que nos diferenciam nessa conexão entre clientes, turbinas e cidades. Uma combinação de experiência, qualidade da técnica e componentes e proximidade no atendimento. Ter clientes de décadas que continuam indicando novos clientes sinaliza que estamos construindo uma rede de indicações perene.

A série história turbo terminou e são muitos personagens nas linhas e entrelinhas. Quais sensações afloram no último capítulo? Podem ser diferenciais e variadas para cada pessoa. Aqui a gratidão dá o tom. É motivador seguir restaurando diversos modelos de turbinas, essa peça que faz diferença nos motores de carros, picapes, vans, utilitários, caminhões, ônibus, mini bus, suvs, barcos e máquinas. Um serviço que nos possibilita conhecer muitos personagens e variados negócios nos quais a turbina marca presença.

É uma honra dar nova vida ao turbo que chega aqui danificado e sai recuperado para voltar a conceder potência ao motor. Ilustra essa postagem derradeira, as turbinas da Mitsubishi Triton, do Chevrolet Ônix 1.0 flex, do Caoa Chery Tiggo, da Land Rover Discovery biturbo, da BMW 3.0 e Jact T140. Agradecemos a confiança de todos os clientes que prestigiam nosso ofício. O turboalimentador é evolutivo por essência. É inspirado nessa natureza evolutiva que seguimos aprendendo com cada nova restauração.

Deixo o convite para conferirem os capítulos das anteriores  que estão nos destaques do Stories do Instagram. Novos capítulos seguirão sendo escritos na agenda de 2025 e nos anos vindouros.

Gratidão turbo. Até a próxima série

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Turbinas BMW 550 IA e 650 IA

Recupera turbina de carro importado? Pergunta o cliente de São Paulo. Sim recuperamos turbinas de diversos modelos de veículos importados, dentre eles da BMW, como as turbinas duplas Garrett aplicadas na BMW 550 IA , 650 CI e 650 IA motor 407 cv biturbo. Restauradas por nossa equipe, já seguiu para oficina.


Turbos Garrett da família MGT2256, pn 769155

Precisa recuperar a turbina da sua BMW? Aqui tem solução.
Entre em contato com nossa equipe nos 11 3698-5393, 93083-6539 ou 94787-4441.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00.
Fechado para almoço das 12:00 às 13:00

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Radar turbo 01/25

Já estamos no capítulo 2 do ano de 2025. Os ponteiros do relógio andam turbinando o tempo? As vezes temos essa impressão quando nos deparamos com a virada da página do calendário mensal. Por aqui os rotores seguem girando em nosso expediente e a agenda de janeiro foi movimentada como revela a diversidade de modelos de turbinas restauradas por nossa equipe. Que seja um indicador de que o ano seguirá com muitas conexões entre turbinas, clientes e cidades.

A linha de picapes continua firme. Em janeiro recuperamos turbinas da Ford Ranger 2.5, Ford Ranger 3.0 e Ranger 2.8. Da Nissan, as versões Frontier 2.5, das antigas e atuais. Toyota Hilux 3.0 e o novo modelo com motor 2.8 sempre presentes. Assim como as Mitsubishi L200 Triton, GLS e HPE. Teve também a Chevrolet S10 e VW Amarok biturbo.

Liderando o segmento de utilitários, vans, mini bus e furgão, a Renault Master dos motores 2.5 e 2.3, das antigas as modernas, seguida da Mercedes Sprinter 310, 312, CDI 311 e 313 e da biturbo. A Iveco é outra marca importante nesse setor, recuperamos os turbos da Iveco Daily 3.0 e as versões biturbo. Teve também turboalimentador da Ford Transit e da Fiat Ducato. Para fechar, as campeãs Hyundai HR e Kia Bongo.

É cada vez mais frequente a turbina conectada aos motores de carros, inclusive dos elétricos e híbridos. A potência que o turboalimentador confere ao motor, aliada com a diminuição de poluentes, são benefícios atrativos. Recuperamos turbinas de veículos nacionais e importados em janeiro: Mini Cooper, Ford Fusion, Mercedes C180, Jeep Compass, Mahindra, Audi A3, Land Rover Discovery, VW Tiguan 2.0, Hyundai Tucson, Kia Sorento, Ford Fiesta, Volvo XC60, VW Jetta e Volvo motor biturbo.

A variedade de turbinas de caminhões, dos principais fabricantes, Garrett, BorgWarner e Holset passaram por nossa bancada de remanufatura. Os modelos Holset Cummins dos caminhões VW Constellation e Ford Cargo, as BorgWarner dos caminhões Mercedes motores OM 904 e OM 926. Os modelos Garrett dos caminhões Volvo VM, as versões MAN 4 e 6 cilindros como o VW 17190 e 24280 e as turbinas do caminhão Iveco Vertis e JAC motors.

O destaque do radar ficou por conta da BorgWarner, com dois modelos liderando listagem, o BV45 do VW Delivery Express e o clássico K16 aplicado em diferentes caminhões e micro ônibus. Realizamos o censerto de turbinas de máquinas Caterpillar como a 3LM, Bob Cat, Gerador, turbo do motor Perkins e para finalizar o conserto de turbos marítimos, de barco e lancha. Nossa gratidão aos clientes por todos os serviços contratados. Seguimos aprimorando nossa especialidade.

Até o próximo radar