segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Viva 62 anos Osasco

A jovem senhora Osasco completa hoje 62 anos de emancipação. A antiga vila de São Paulo conquistou o título de município com o movimento de um grupo de pessoas denominado Autonomistas, que nomeia a principal avenida da cidade. Da Autonomistas que é uma via que faz limites com São Paulo na Vila Yara e com Carapicuíba em Quitaúna, temos muitas interligações com bairros e o centro, seja através das várias linhas de ônibus municipais e intermunicipais, como através da linha de trem com suas estações. A localização é um dos pontos fortes de Osasco. E tem muito mais.

Do seu fundador, Antonio Agú, herdou também o nome em homenagem a sua cidade natal, Osasco, uma cidade irmã na Itália. Primitiva Vianco, sua filha, está homenageada em uma das principais ruas do comércio central. O padroeiro Santo Antônio também tem suas raízes na imigração italiana. Muitos imigrantes ficaram suas raízes por aqui, lituânios, portugueses, japoneses, armênios e outros que desembarcaram em Santos e aqui se fixaram. Assim como muitos migrantes vindos de outros estados brasileiros que fizeram desse solo sua morada.

Aqui aconteceu o primeiro vôo da América do Sul, um sinal do céu promissor de Osasco. Desde então a cidade não para de voar. Ao longo desses anos o perfil foi se transformando. A característica de lugar dormitório e industrial, apesar de ainda abrigarmos indústrias, está em mudança contínua. Osasco vem se solidificando como um polo de comércio, serviços e tecnologia, que tem atraído muitas empresas e negócios. Tanto que ganhou o nome de OZ Valley, uma comparação ao Vale do Silício na Califórnia. Guardadas as diferenças, é uma referência inspiradora.

E por falar em inspiração, aqui na nossa pequena empresa, recebemos clientes que já passaram por Osasco há muito tempo e se surpreendem com a transformação. Num passado recente, eu ouvi muitas vezes: nossa você mora em Osasco; Osasco é feia e perigosa; Osasco não tem nada! Frases ditas em sinal de espanto e preconceito. E sim, a cidade tem muitos desafios para melhorar, assim como toda região metropolitana, porém é notável o quanto Osasco se desenvolveu e tem um horizonte de crescimento. Uma das frases recentes que ouvi revela uma nova leitura: “Fazia muito tempo que não passava aqui, como a cidade mudou. Estou positivamente surpreso.”

Digo por vivência que Osasco tem potência turbo. Eu sou uma migrante nordestina que cheguei aqui há 35 anos. Do bairro Bela Vista, pelas ruas que cruzam a Analice Sakatauskas, avenida sede da nossa empresa familiar, sigo tecendo conexões com personagens da cidade e de outras localidades. Sou do Sertão e de OZ, porque minhas raízes são lá e cá, nesse entrelaçar de memórias e gerações. Aqui construí minha história e tenho orgulho de levar o nome Osasco pelos caminhos que eu for.

Segue voando OZ! Viva os 62 anos de Osasco!

Crédito da imagem: Câmara Municipal de Osasco