Os sinais mais comuns, citados
pelos nossos clientes, são três: vazamento de óleo, fumaça branca e perda de
potência. Uma citação também que evidencia defeito na turbina é o ruído
estranho, principalmente, quando as hélices do eixo ou rotor quebram. Quando o
turbo estoura de vez é nítido perceber e imprescindível parar o veículo para
manutenção. Circular com o turbocompressor danificado corre o risco de perder
muito óleo prejudicando o motor. Fique atento ao nível de óleo do motor sempre.
Caso perceba que ele o óleo está baixando muito, a orientação é parar imediatamente.
Importante citar que muitos desses sintomas também podem indicar defeito em outro item, como bicos injetores. Há alguns casos que o cliente chega aqui já com a turbina retirada do veículo ou máquina, para orçamento da reparação do turbo, e na avaliação identificamos que ela não está danificada e orientamos o cliente a investigar outras questões para solucionar o problema do veículo.
Quando de fato a turbina está danificada, dois fatores são recorrentes na avalição do que causou estrago no turbo. São eles:
1) muita sujeira de filtro de ar ou entrada de objeto estranho pelo filtro como pedra
2) presença de lubrificante contaminado ou ter acontecido falta de lubrificação devido ausência da troca de óleo no período indicado pelo fabricante
Importante citar que muitos desses sintomas também podem indicar defeito em outro item, como bicos injetores. Há alguns casos que o cliente chega aqui já com a turbina retirada do veículo ou máquina, para orçamento da reparação do turbo, e na avaliação identificamos que ela não está danificada e orientamos o cliente a investigar outras questões para solucionar o problema do veículo.
Quando de fato a turbina está danificada, dois fatores são recorrentes na avalição do que causou estrago no turbo. São eles:
1) muita sujeira de filtro de ar ou entrada de objeto estranho pelo filtro como pedra
2) presença de lubrificante contaminado ou ter acontecido falta de lubrificação devido ausência da troca de óleo no período indicado pelo fabricante
Há outros fatores que causam
danos ao turboalimentador que merecem atenção: mangueiras ressecadas, filtro de
ar e óleo do motor saturado, óleo do motor velho remontado e sem viscosidade, quebra
de anéis e sede de válvulas, respiro do motor entupido e pressão inadequada da
bomba de óleo. Esse último item é relevante, sem a pressão certa o óleo não
chega à turbina ou vai sem o fluxo necessário e sem óleo a turbina não funciona.
Lembrando que o mesmo óleo que lubrifica a turbina é o que vai para o motor e ele
é vital para o veículo. É dolorido quando ouvimos do cliente: “faltou óleo e o
motor fundiu”. Afinal, sabemos que é bem pesado o valor para retificar o motor ou
comprar outro novo.
Vale ressaltar que toda turbina tem seu tempo de vida útil. Há clientes que ultrapassam esse período pelo cuidado com a revisão. Outros já tem problemas com baixa quilometragem em virtude de falha na manutenção. Conhecer o funcionamento do turbocompressor e os cuidados para seu bom funcionamento é uma dica preciosa.
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