quinta-feira, 11 de março de 2010

Inspeção veicular ambiental -Todos nós precisamos respirar um ar melhor

São Paulo tem números que impressionam. Milhões de habitantes, a maior frota veicular do país e uma diversidade de negócios que geram uma intensa circulação de carros, utilitários, ônibus e caminhões pelas ruas, marginais e avenidas da cidade. Claro, que todo esse movimento traz muitos benefícios, mas o contrário também acontece, os males têm muitos nomes, dentre eles o trânsito e a poluição que são interligados e acarretam problemas bem conhecidos.

A inspeção veicular é uma medida que apoiamos. É comum ouvirmos reclamações que é mais uma lei para arrecadar dinheiro, mas trata-se de uma ação séria que tem um propósito valioso: melhorar a qualidade do ar que respiramos. Um dos vilões da poluição atmosférica é a emissão de gases dos veículos e são muitas as pessoas que sofrem com doenças relacionadas à poluição. Pesquise o número de mortes que ocorrem todo ano e que tem no fator poluição um agravante e ficará alarmado.

Caminhando por diferentes ruas e avenidas de São Paulo já vi várias vezes caminhões, vans, ônibus e carros soltando aquela fumaça que irrita os olhos e causa secura na garganta. Até já tive acesso de tosse por causa de uma fumaça preta e fedida de um caminhão. E quando você sai de casa toda limpa e perfumada depois de um relaxante banho e se depara com um desses veículos! É certamente uma situação estressante e perigosa para a saúde de toda cidade.

E tem também a poluição sonora. Não esqueça. Sons estranhos são um alerta de que há algo de errado com o veículo. Todo carro precisa de manutenção. Sempre que você compra um carro novo ou usado deve vir acompanhado do Manual de Manutenção e sua leitura e aplicação é uma recomendação fundamental para que seu carro possa rodar pela cidade e estradas de forma adequada. Muitas vezes, por conta de falha na manutenção o proprietário acaba gastando um dinheiro extra que pesa no bolso.

Cada ação para melhorar a qualidade de vida do cidadão é importante e a inspeção veicular é uma delas. A cidade é nossa casa também e precisamos cada vez mais nos conscientizar da relevância da participação de cada pessoa para que os resultados sejam positivos. O cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos. Como disse um sábio Índio “Tudo está ligado”. E o carro é também um exemplo de conexão, afinal, todas as peças são interligadas para o bom funcionamento do veículo.

Informe-se sobre o calendário 2010 da inspeção veicular ambiental e já faça uma análise de todos os itens para agendar com segurança. Se seu carro for movido a álcool, diesel, gasolina, flex e GNV estão na lista e se for turbo, fique de olho na turbina também, se ela estiver danificada provoca uma fumaça incomoda e prejudicial para seu carro e o meio ambiente. Faça a manutenção correta e terá um ganho no desempenho do seu veículo e na qualidade do ar que você e todos nós respiramos.

Se você quiser se antecipar, indicamos a Canaã Serviços Automotivos para fazer uma análise do seu veículo. Fone (11) 3891-2339 - Rua Cardeal Arco Verde, 579/589 - São Paulo / SP. Acesse o site

Mais informações: CONTROLAR e SECRETARIA MEIO AMBIENTE - PREFEITURA SÃO PAULO

Crédito da imagem que ilustra o post: Portal Prefeitura São Paulo