domingo, 29 de agosto de 2010

Presença Turbo

A palavra turbo ou turbina ainda é desconhecida de muitos embora ela já esteja no vocabulário de muitas promoções e associada à marca de muitos produtos. Sim, o turbo tem forte presença em diferentes segmentos. O nome vem do turbo-compressor, criação do engenheiro suíço Alfred Buchi em 1905. Já fez aniversário de 1 século a criação de Buchi já e ao longo dos anos o turbo foi sendo aprimorado pela tecnologia e utilizado em diferentes aplicações. E o que faz o turbo? Resumidamente descrevendo, é uma peça que aproveita os gases de escape que são liberados pelo motor e o transforma em energia, pressão e potência, ampliando o desempenho dos veículos e máquinas.

A força das turbinas nas máquinas para produção de álcool, açúcar e os derivados da cana de açúcar, são presenças turbo no interior paulista. Nos aviões as turbinas são componentes importantes. Nos ônibus que circula nas cidades, nos utilitários como Sprinter, Ducato e HR Hyundai elas também estão. Nos caminhões que transportam mercadorias pelas estradas dos muitos países. Nos tratores do agronegócio. Nas camionetes como a L200, Ford Ranger e tantas outras da linha diesel. Automotivos como o Audi e Passat alemão são turbo de fabrica e recentemente a Fiat lançou 2 novos modelos com o diferencial turbo, o Punto T-Jet e Línea turbo. Esses são apenas alguns exemplos.

Quando expandimos o ângulo de visão percebemos que há uma conexão entre muitos fatores. Pense em seu cotidiano e verá que há uma série de associações em tudo. A conexão turbinada é um elo que interliga pessoas, cidades, produtos, serviços, negócios e uma variedade de atributos em rede. A velocidade turbo está presente na comunicação da Internet, no botão da minha máquina de lavar e até no desenho preferido da minha pequena Isabelly, os Backyardigans: “ativar velocidade turbo”.

E, por falar em velocidade, o tempo da vida acontece no Presente que não a toa tem esse nome. Para finalizar, quero apenas deixar uma mensagem sobre o que o movimento turbo tem trazido de positivo para minha vida. Transportando da esfera técnica para outro nível de aprendizado que faz toda diferença no meu e no caminho de muitos personagens que conheço: Turbine sua mente. Exercite seu potencial. Treine suas habilidades. Valorize seus recursos e tenha consciência de que há um mundo de possibilidades para desenvolvermos o melhor ativo e o maior laboratório de criação do mundo: Nossa mente.

E sabe de onde veio essa consciência de que somos capazes de turbinar nossa trajetória? Da associação do meu contato com as turbinas na Marcos Turbo com os ensinamentos do Coaching através da Master Coach Fatyma de Moraes. Então, minha dica é para que você coloque a presença turbo em sua vida, no seu ritmo, da sua forma, mas consciente de que você tem capacidade de evoluir quando verdadeiramente se compromete em aprimorar seu espírito aprendiz e coloca seu foco na melhoria contínua. É o que chamo de movimento turbo-multiplicador!

Por Maria Ivone Neto Mourão
Normalmente dizemos quem somos pelas atividades que realizamos. Bom, então sou empresária, blogueira, mãe, mulher, amiga, mas, acima de qualquer título ou qualificação, sou Eu aprendendo e compartilhando o passo a passo do meu caminho.

Marcos Turbo Fones (11) 3698-5393 e 3591-4502