sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Evolução das turbinas

Da criação em 1905 até os modelos atuais, a turbina evoluiu bastante. Também chamado de turbocompressor, turbocharger ou turboalimentador é uma peça fundamental conectada em diversos motores. Certamente o suíço Alfred Buchi, inventor da turbina, ficaria entusiasmado com os atuais turbos de geometria variável e turbinas biturbo que giram seus rotores em várias aplicações. A turbina é uma invenção secular que hoje tem presença essencial em muitos setores como transporte, agricultura, construção civil e nos mais variados segmentos que utilizam em suas atividades motores diesel.

Além de melhorar a potência do motor aproveitando com inteligência os gases de escape que seriam desperdiçados, a turbina diminui a emissão de gases poluentes e colabora para economia de combustível. Três fatores relevantes para o meio ambiente e negócios de muitas empresas. Há uma diversidade de modelos de turbinas aplicados em distintos motores. Cada turboalimentador tem sua configuração projetada para atender a necessidade do motor no qual ele será aplicado.

As diferentes montadoras tem parcerias com os fabricantes de turbos como Holset, BorgWarner e Garrett, marcas com presença mundial. Cada fabricante de turboalimentador tem o seu diferencial e vai conquistando seus clientes, principalmente, pelo desempenho favorável da turbina, afinal, é na prática que conhecemos o produto. Turbos Garrett, BorgWarner e Holset são encontrados na linha leve e pesada. A turbina é aliada do motor. Caminhões, ônibus, vans, utilitários, barcos, carros, tratores, pick ups, gerador, motor estacionário e máquinas como escavadeira, carregadeira e outros equipamentos contam com a força turbo.

A referência turbo é associada à alta performance em potência e qualidade. Tanto que as palavras turbo e turbinar são encontradas em diferentes citações de produtos e serviços. “Turbine seu conhecimento”, máquina lavar turbo, boneco Max Steel Max Turbo Força, são alguns exemplos. Essa associação gera impacto positivo, especialmente, para quem conhece o funcionamento e benefícios da turbina. Sem dúvida, o turbo adquiriu característica de elevado desempenho. E a evolução da tecnologia empregada nos novos modelos de turbinas  conta com espaço para avançar continuamente.

Por Maria Ivone Neto Mourão, da equipe Marcos Turbo

Temas relacionados: