quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Boletim turbo 5/25

Outubro terminou e o clima de Natal está no ar. Por aqui já estamos com a programação da Black Friday e organizando o calendário para as férias coletivas do final de ano. A cada edição do radar e do boletim que este ano é bimestral, me surpreendo com o ritmo turbo de 2025. Nos últimos 2 meses realizamos muitas restaurações de diversos modelos de turbinas, da linha leve a pesada. Turbosalimentadores dos fabricantes BorgWarner, Garrett e Holset Cummins passaram por nossa bancada de remanufatura e estão conferindo potência nos motores de suas aplicações automotiva e diesel.

Cada conserto de turbocompressor aprovado é uma nova oportunidade para aperfeiçoar nossa técnica de restauro dessa peça incrível que traz benefícios importantes ao funcionamento dos motores. Frases como meu caminhão está fraco, meu carro perdeu a potência, está com ruido estranho no turbo, está saindo fumaça e vazando óleo, são sintomas descritos pelos clientes que nos procuram para avaliar a turbina, cujos estragos são confirmados na avaliação técnica e proposto a solução adequada de acordo com o diagnóstico. E se tem um destaque recorrente por aqui é a confiança da maioria dos clientes que chegam por indicação.

No mês 09 na linha de picapes os destaques foram as turbinas da Fiat Toro, Chevrolet S10 e Pajero. De caminhões as biturbos dos caminhões VW MAN 4 cilindros e Iveco 35S14. Das máquinas a Volvo L120, Dos carros os turbos da Tucson, Citroen C4 e Mahindra e as turbinas das vans Mercedes Sprinter e Fiat Ducato. Claro que o Garrett GT17 da Hyundai HR e Kia Bongo, lideraram mais uma vez a ponta da tabela.

No mês 10, novamente as biturbos, dessa vez as aplicadas na Delivery 8160, 9160 e 10160. Ainda no segmento de caminhão, o Holset modelo HX35 aplicados nos caminhões VW e Ford Cargo motor Cummins marcaram presença. Ford Ranger, VW Amarok e Nissan Frontier nas picapes, nos carros a Mercedes ML350 e Jaguar e as diferentes versões, dos motores 2.5 e 2.3 das turbinas da Renault Master.

Para finalizar o movimento mês de outubro tivemos a evidência de um modelo que é frequente. O famoso K16 dos caminhões Mercedes Atego e Accelo, Um retorno gratificante a nossa agenda foi o turbo Garrett aplicado nos micro-ônibus Volare W8 e W9. E mais um mês com a liderança do HR Hyundai 8 e 16 válvulas. Tem tudo para ser o campeão do ano 2025. E o campeonato 2025 caminha para ser encerrado. O boletim turbo se despede e retornará em janeiro de 2026 com os destaques de novembro e dezembro, que passarão no piscar das luzes natalinas.

Gratidão por todas as conexões entre turbinas, clientes e cidades.


até o próximo boletim turbo!