Outubro terminou e o clima de Natal está no ar.
Por aqui já estamos com a programação da Black Friday e organizando o
calendário para as férias coletivas do final de ano. A cada edição do radar e
do boletim que este ano é bimestral, me surpreendo com o ritmo turbo de 2025.
Nos últimos 2 meses realizamos muitas restaurações de diversos modelos de
turbinas, da linha leve a pesada. Turbosalimentadores dos fabricantes
BorgWarner, Garrett e Holset Cummins passaram por nossa bancada de remanufatura
e estão conferindo potência nos motores de suas aplicações automotiva e diesel.
Cada conserto de turbocompressor aprovado é uma
nova oportunidade para aperfeiçoar nossa técnica de restauro dessa peça
incrível que traz benefícios importantes ao funcionamento dos motores. Frases
como meu caminhão está fraco, meu carro perdeu a potência, está com ruido
estranho no turbo, está saindo fumaça e vazando óleo, são sintomas descritos
pelos clientes que nos procuram para avaliar a turbina, cujos estragos são
confirmados na avaliação técnica e proposto a solução adequada de acordo com o
diagnóstico. E se tem um destaque recorrente por aqui é a confiança da maioria
dos clientes que chegam por indicação.
No mês 09 na linha de picapes os destaques
foram as turbinas da Fiat Toro, Chevrolet S10 e Pajero. De caminhões as
biturbos dos caminhões VW MAN 4 cilindros e Iveco 35S14. Das máquinas a Volvo
L120, Dos carros os turbos da Tucson, Citroen C4 e Mahindra e as turbinas das
vans Mercedes Sprinter e Fiat Ducato. Claro que o Garrett GT17 da Hyundai HR e
Kia Bongo, lideraram mais uma vez a ponta da tabela.
No mês 10, novamente as biturbos, dessa vez as
aplicadas na Delivery 8160, 9160 e 10160. Ainda no segmento de caminhão, o Holset
modelo HX35 aplicados nos caminhões VW e Ford Cargo motor Cummins marcaram
presença. Ford Ranger, VW Amarok e Nissan Frontier nas picapes, nos carros a
Mercedes ML350 e Jaguar e as diferentes versões, dos motores 2.5 e 2.3 das
turbinas da Renault Master.
Para finalizar o movimento mês de outubro
tivemos a evidência de um modelo que é frequente. O famoso K16 dos caminhões
Mercedes Atego e Accelo, Um retorno gratificante a nossa agenda foi o turbo
Garrett aplicado nos micro-ônibus Volare W8 e W9. E mais um mês com a liderança
do HR Hyundai 8 e 16 válvulas. Tem tudo para ser o campeão do ano 2025. E o
campeonato 2025 caminha para ser encerrado. O boletim turbo se despede e
retornará em janeiro de 2026 com os destaques de novembro e dezembro, que passarão no piscar das luzes natalinas.
Restauração de turbinas aplicadas em ônibus, picapes, caminhões, micro-ônibus, utilitários, veículos e máquinas. Precisando de reposição, consulte as melhores soluções com a equipe Marcos Turbo. Há 15 anos seguimos aprimorando nossa experiência na restauração de diversos modelos de turbinas, da linha leve a pesada.
