Algumas frases clássicas costumamos ouvir dos clientes ao nos relatar problemas com o motor do caminhão, picape, van e outros veículos com motor turbo original. São elas:
“O motor do caminhão pifou.”“Deu pau no motor do meu veículo”
“O motor da minha picape foi pro brejo”
“O motor do meu carro está lascado”
“Estourou o motor da minha van”
E complementam com uma questão: “estou fazendo retifica no motor do caminhão, preciso também ver a turbina? É uma recomendação que sempre fazemos aos clientes. A turbina é conectada ao motor e algumas falhas do motor podem danificar o turboalimentador. Não é regra, no entanto, quando o motor é desmontado é bom averiguar se o turbo também precisa de manutenção. Há muitos casos em que o cliente faz o motor e instala a turbina e o veículo continua “fraco”, emitindo ruído estranho e soltando fumaça. São sinais de que o turbo está com defeito e em muitos casos o cliente pensa ser problema no motor que foi retificado incorretamente, o que, infelizmente, pode acontecer também.
Já recebemos turbinas que encontramos pedaços de coletor de escape, parafusos, porcas, mangueiras, cola química, cavacos de usinagem e outros componentes provenientes do motor que estragaram a turbina. E isso logo depois da retifica do motor. É muito importante fazer o check list correto para identificar o que causou a falha na turbina para solucionar antes de instalar o novo turbo. Itens como sujeira nos filtros, óleo contaminado ou falha no sistema de lubrificação são causas recorrentes identificadas na análise de falhas do turbocharger. Conexão, tubulação e mangueiras ressacadas, amassadas ou obstruídas interrompem o fluxo de óleo para o turbo. O mesmo óleo que lubrifica o motor, também lubrifica a turbina. Sem óleo a turbina trava.
A durabilidade do motor e turbina está entrelaçada. Fique atento as informações do Manual do Fabricante do seu veículo e também do fabricante do turbocharger. Os sites da Garrett Motion, BorgWarner e Holset Cummins, disponibilizam relevantes informações. Conheça e pratique as orientações. Essa é mais uma dica turbo!