sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O tempo é turbo

Tenho observado o tempo com a ótica turbinada e percebo que o tempo é turbo em muitos sentidos. Outra leitura inversa é que somos nós os responsáveis por criar a característica turbo do tempo. Então, quando escuto as pessoas comentar que o tempo está correndo e que não tem tempo para fazer o que desejam, procuro refletir sobre a importância do precioso tempo e da nossa responsabilidade em administrar esse recurso.

A velocidade das mudanças é um grande desafio e acompanhar esse processo exige muita flexibilidade e foco para selecionar criteriosamente o que realmente importa. O movimento de produtos, serviços e pessoas que circulam por céu, solo e mar é intenso e as turbinas acompanham o ritmo turbo dos negócios. A concorrência acirrada nos coloca em constante pressão para buscar mais e mais resultados. Tudo tem seu aspecto positivo e a evolução das muitas áreas, da tecnologia, logística, comunicação e muitas outras, é fruto da permanente sede de questionar, inventar e reinventar processos para melhorar o desempenho. Tudo isso é tempo turbo em ação.

A questão é como equilibrar nosso tempo para não cair na armadilha do descontrole do estresse cujas causas são integradas trazendo transtornos a nossa saúde e diminuindo nossa capacidade de criar. No Blog Papo de Empreendedor já li algumas postagens que tratam do tema estresse oferecendo dicas aos leitores. Em outras redes também o assunto é foco de debate. Assim como nas conversas que tenho com outros profissionais. Em muitos casos o tempo é citado como vilão. No entanto, é preciso olhar o tempo com outra visão e saber que o tempo é turbo sim e pode ter esse perfil turbo com potência, qualidade e eficiência desde que assumamos o compromisso de fazer do tempo um aliado.

Não é tarefa fácil administrar o tempo. Digo por experiência própria e ressalto que é muito saudável buscar um equilíbrio respeitando seu ritmo e priorizando espaço para tudo que é relevante em sua vida. Na Marcos Turbo procuramos fazer o máximo para atender no prazo negociado com o cliente porque temos consciência da importância do tempo para os negócios das empresas e profissionais. “O carro não pode ficar parado mais tempo”, é o que costumamos ouvir. Aqui vale outra dica que tem tudo a ver como a administração do tempo: planejar a manutenção preventiva do veículo é essencial e uma ação que gera economia de tempo, custo e durabilidade das peças e serviços.

Melhorar a performance turbo do tempo é um desafio para desenvolvermos nossa potencialidade. É um exercício para aprender continuamente com as oportunidades e dificuldades da jornada. Lembre-se de que a energia para fazer acontecer o tempo de nossa vida está em cada um de nós. E você, como tem administrado o tempo turbo de sua vida?