sexta-feira, 8 de abril de 2011

Avenida Analice Sakatauskas, localização Marcos Turbo

A Marcos Turbo está localizada em Osasco na Avenida Analice Sakatauskas. A Analice, como é mais conhecida, é uma importante avenida do bairro Bela Vista. A avenida está próxima da Prefeitura Municipal de Osasco, da matriz do Banco Bradesco e conta com uma Concessionária Volks, a Itavox que é sempre uma referência que citamos para facilitar. É uma avenida curta que concentra um número considerável de estabelecimentos comerciais.

Seu segundo nome, Sakatauskas, é o sobrenome da família que veio em 1953 para Osasco do interior paulista. É um nome de origem Lituânia. Ao soletrar o nome, muitos clientes já me perguntaram se é japonês ou russo, agora, já sei sua origem para responder. Como diz no site da Câmara Municipal de Osasco “a história está nas ruas”. Nem sempre temos conhecimento sobre a origem do nome das ruas, avenidas e bairros da cidade e ao procurar informações descobrimos interessantes histórias.

Há algum tempo atrás, aguardando uma consulta médica, eu ouvi que a Analice era uma mulher muito bondosa que fazia caridade para as pessoas da cidade. Segundo a conversa, Analice era uma mulher de muita fé e morreu em um acidente de bicicleta quando estava indo para uma peregrinação. Fui chamada para a consulta e não ouvi o restante do diálogo. Hoje, resolvi pesquisar sobre a Analice Sakatauskas e tamanha foi minha surpresa em saber que os irmãos Sakatauskas estão vivos e todos os anos são eles que encantam as crianças de Osasco no papel de Papai Noel. Um dos irmãos da Analice, conhecido como “Seu Vitor” já até recebeu o título de cidadão osasquence. Um reconhecimento ao cidadão que já mora em Osasco há mais de 50 anos.

A Analice Sakatauskas, pelo que está descrito no site da Câmara era de fato uma mulher bondosa que costumava visitar os doentes e humildes nas suas casas e hospitais. Ela morreu em decorrência de um acidente de bicicleta. O nome e a história de Analice Sakatauskas continuarão presente na vida da cidade. Que seu legado de bondade e caridade seja cada vez mais perpetuado entre os moradores de Osasco.
Agora já conheço e posso compartilhar a história do nome da Avenida Analice Sakatauskas onde a Marcos Turbo está localizada. Saiba como chegar na Marcos Turbo clicando aquiLigue turbinas (11) 3698-5393, 94787-4441

Analice Sakatauskas 1004 Bela Vila Osasco SP CEP 06060-006