quinta-feira, 15 de março de 2012

Dicas para aumentar a vida útil da turbina

Toda peça é projetada com um tempo de vida útil. Há vários exemplos de máquinas que representam a soma de várias peças no conjunto total do seu projeto. O veículo, por exemplo, é uma soma na qual cada peça tem sua função que se completa no todo. Muitos deles, como caminhões, utilitários, ônibus e picapes, têm em sua composição o elemento turbina que contribui para melhorar o desempenho, além, é claro de outros benefícios que podem ser consultados neste link.
A turbina, assim como outros componentes, requer cuidados para atingir o tempo de vida útil para o qual ela foi projetada. O turbo funciona interligado ao sistema do motor que conta com uma série de fatores cuja manutenção adequada colabora para o bom funcionamento da turbina. Por outro lado, a falta de cuidados como a falha na troca do óleo no tempo indicado pode causar danos ao turbo e motor.
 
A Garrett, uma conceituada marca fabricante de turbos, divulga em seu catálogo algumas recomendações importantes para aumentar a vida útil da turbina. Confira a seguir:

Ø  Deve-se efetuar a troca de óleo lubrificante conforme recomendações do fabricante motor;
Ø  Adicionar 2 aditivos a cada troca de óleo;
Ø   Trocar filtro de óleo a cada troca de óleo;
Ø  Trocar filtro de ar conforme as especificações do fabricante.
Ainda no mesmo catálogo Garrett, encontramos as seguintes observações:
·         Utilizar sempre produtos (filtro de ar, filtro de óleo, óleo lubrificante) de qualidade;

·         Verificar se a pressão de óleo encontra-se conforme recomendada pelo fabricante motor;

·         Verificar se o flexível de lubrificação encontra-se em perfeitas condições de uso, que não haja obstrução e que o mesmo não esteja perfurado;

·         Verificar se as tubulações de entrada e saída de ar encontram-se em perfeitas condições, sem obstruções e perfurações;

·         Certificar-se de que não permaneça nas tubulações de entrada e saída de ar, nenhum objeto (porca, parafuso, arruela, pedaço de estopa, etc.) que possa danificar o turbo ou o motor. O mesmo é válido para o coletor de escape

·         Não utilizar qualquer tipo de cola nas juntas de vedações, pois esta causará a obstrução dos canais de lubrificação do Turbo.

Ao precisar de reposição de turbinas, consulte as soluções Marcos Turbo:
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