quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O que ocasiona falha na turbina?

Assim como outras peças, a turbina tem um tempo útil de vida. Se a manutenção for adequada no carro, pick-up, van, ônibus, caminhão, micro-ônibus, trator e até turbos instalados em máquinas, a turbina vai atender ao tempo projetado e até ultrapassar. Por outro lado, se ocorrer problema na falha da manutenção em itens cruciais como óleo e filtro de ar, a chance da turbina apresentar defeito é grande.

No manual de análise de falhas Garrett, publicado em nosso site, há importantes orientações sobre as causas de danos no turbocompressor, dentre elas lubrificante contaminado, ingestão de objetivo estranho, motor desligado em alta rotação, falta de óleo e outras causas. Para cada falha há também uma solução.

Na ilustração a seguir, a falha que danificou a turbina foi ingestão de objeto estranho. Quando isso ocorre quebra os rotores. Muitas vezes é pedaços de borrachas e mangueira, parafuso, porca ou outros componentes que entram no turbo e prejudicam o funcionamento. Neste caso, inviabiliza até o conserto da turbina.
ingestão objeto estranho na turbina L200 HPE

Quando a turbina apresentar falha, é preciso identificar a causa para resolver o problema. Ao instalar um novo turbo, é relevante conhecer as dicas corretas para aproveitar toda potência turbina. Dúvidas sobre instalação da turbina, consulte equipe Marcos Turbo nos fones (11) 3591-4502, 3698-5393, Vivo 99636-4951, TIM 94888-9663 ou Nextel ID 9*23403. Envie sua mensagem clicando aqui. Acesse nosso Facebook.