terça-feira, 11 de abril de 2017

Turbina, um invento centenário sempre evoluindo

O centenário turboalimentador criado em 1905 para melhorar o motor diesel segue seu processo evolutivo. Desde a primeira turbina idealizada pelo inventor suíço Alfred Buchi, os modelos de turbinas foram avançando para atender os novos motores que também foram evoluindo. As montadoras das linhas automotiva e diesel tem nos fabricantes de turbocompressor um aliado para atender o mercado que demanda eficiência no desempenho do motor, ao mesmo tempo, que atenda as normas ambientais que exigem cada vez mais máquinas que exercitem suas funções poluindo menos o planeta. Essa conexão dos fabricantes de veículos e equipamentos apresentam a cada ano novas versões de motores com novas versões de turbinas.

Turbo Garrett sem válvula aplicada motor Scania

Desde a primeira turbina as mudanças foram muitas. Turbo sem válvula, depois turbina valvulada, recentemente temos muitos modelos com tecnologia VGT de geometria variável, as biturbo, duas turbinas conectadas, uma maior e outra menor que atuam juntas para ampliar a performance do motor e tem também os turbos com sensores eletrônicos acoplados. A tecnologia tem ritmo turbo como podemos verificar a seguir, na ilustração de alguns modelos de turbos que pontuam essas transformações e que seguirão acontecendo na história das turbinas e de outras invenções.

Turbina Garrett válvulada e VGT-geometria variável. Turbo Ford Ranger 2.8

A concorrência entre as montadoras e os fabricantes de turbos é grande. Observamos a cada ano a chegada de novos e melhores modelos de turbinas Garrett, BorgWarner e Holset, principais fabricantes de turbos. E também novos modelos de veículos automotivos, caminhões, utilitários, pick ups e diversos equipamentos que contam com a potência da turbina como aliada do motor. De fato, o diferencial turbo agrega muito valor. Esse cenário é favorável para o aprimoramento de novos modelos de motores e turbos que ampliem a meta crescente e necessária do segmento: melhorar o desempenho do motor com menos poluição e economia de combustível. E nós seguiremos antenados com essa tendência evolutiva.

Turbo BorgWarner R2S biturbo Pick up Amarok

Turbo Holset VW 9160 biturbo

Turbina Garrett Ford Transit 2.2. Turbo com sensor eletrônico

Procurando por turbinas, faça contato com Marcos Turbo. Quer conhecer vários modelos de turbos? Acesse a galeria de imagens Flickr Marcos Turbo.
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