terça-feira, 11 de abril de 2017

Turbina, um invento centenário sempre evoluindo

O centenário turboalimentador criado em 1905 para melhorar o motor diesel segue seu processo evolutivo. Desde a primeira turbina idealizada pelo inventor suíço Alfred Buchi, os modelos de turbinas foram avançando para atender os novos motores que também foram evoluindo. As montadoras das linhas automotiva e diesel tem nos fabricantes de turbocompressor um aliado para atender o mercado que demanda eficiência no desempenho do motor, ao mesmo tempo, que atenda as normas ambientais que exigem cada vez mais máquinas que exercitem suas funções poluindo menos o planeta. Essa conexão dos fabricantes de veículos e equipamentos apresentam a cada ano novas versões de motores com novas versões de turbinas.

Turbo Garrett sem válvula aplicada motor Scania

Desde a primeira turbina as mudanças foram muitas. Turbo sem válvula, depois turbina valvulada, recentemente temos muitos modelos com tecnologia VGT de geometria variável, as biturbo, duas turbinas conectadas, uma maior e outra menor que atuam juntas para ampliar a performance do motor e tem também os turbos com sensores eletrônicos acoplados. A tecnologia tem ritmo turbo como podemos verificar a seguir, na ilustração de alguns modelos de turbos que pontuam essas transformações e que seguirão acontecendo na história das turbinas e de outras invenções.

Turbina Garrett válvulada e VGT-geometria variável. Turbo Ford Ranger 2.8

A concorrência entre as montadoras e os fabricantes de turbos é grande. Observamos a cada ano a chegada de novos e melhores modelos de turbinas Garrett, BorgWarner e Holset, principais fabricantes de turbos. E também novos modelos de veículos automotivos, caminhões, utilitários, pick ups e diversos equipamentos que contam com a potência da turbina como aliada do motor. De fato, o diferencial turbo agrega muito valor. Esse cenário é favorável para o aprimoramento de novos modelos de motores e turbos que ampliem a meta crescente e necessária do segmento: melhorar o desempenho do motor com menos poluição e economia de combustível. E nós seguiremos antenados com essa tendência evolutiva.

Turbo BorgWarner R2S biturbo Pick up Amarok

Turbo Holset VW 9160 biturbo

Turbina Garrett Ford Transit 2.2. Turbo com sensor eletrônico

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