quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Reparação das turbinas Sprinter 415 e 515 CDI

Essa semana realizamos a manutenção em duas turbinas R2S aplicadas na Mercedes Sprinter CDI 415 e 515. Um dos clientes que nos trouxe o biturbo para restauração fez a seguinte colocação: “não esperava fazer a manutenção na turbina agora. Vou ter que fazer ajustes no orçamento para encaixar esse custo porque preciso colocar a CDI para trabalhar urgente. Tudo tem mesmo prazo de validade.”. Sim, o turbocompressor também tem seu tempo de vida útil, assim como outras peças.

Observamos aqui uma grande variação da durabilidade do turbo, principalmente, determinada pela correta manutenção do veículo. Há casos de clientes que rodaram até 6 anos sem trocar a turbina com uma alta quilometragem. E outros que já tiveram que substituir o turboalimentador com menos de 100 mil kms rodados. Vale sempre a dica turbo para ficar atento com as recomendações de manutenção conforme orientação do fabricante. Itens como troca de filtro der ar e óleo são vitais, dentre outros.

O turbo da Sprinter CDI 515 biturbo motor OM 651 foi realizada a troca do conjunto central da turbina menor e recondicionamento do turbo maior. Já seguiu para o Rio de Janeiro. Já o da Mercedes 415 CDI Euro V, para cliente de São Paulo capital, as duas turbinas não ofereceram condições de recondicionamento. Foram substituídos os dois conjuntos rotativos com garantia de 6 meses. E já seguiu oficina para instalação.


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