sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

análise, garantia e dicas de manutenção da turbina

Duas situações ilustram diferentes posturas, encaminhamentos e soluções:

Cliente X contratou nosso serviço de troca do conjunto central da turbina de uma van Mercedes Sprinter. Depois de instalada andou 1 semana com a Sprinter e a turbina estourou. Ao receber a turbina detectamos falha na lubrificação já que quebrou o eixo. Explicamos ao cliente sobre a importância de resolver o problema primeiro, averiguar a pressão da bomba e sistema de lubrificação para não danificar o próximo turbo. O cliente levou a nova turbina para oficina, andou 3 dias e aconteceu a mesma coisa. Como o mecânico atestou que tinha feito todas as averiguações e o problema era o serviço que realizamos, cancelamos o pedido e fizemos a devolução do valor pago. O cliente comprou uma turbina nova em outra empresa e instalou. Passada 1 semana o mesmo defeito com a Sprinter e ele não teve a garantia da peça atendida, afinal, é uma falha que inviabiliza o atendimento. Ele então levou sua van em outra oficina que identificou primeiro a falha de lubrificação para depois substituir o turbo. O cliente retornou para contratar novamente o serviço de substituição do conjunto rotativo na turbina e agora sim está conseguindo trabalhar com a Sprinter. Concedemos um desconto extra pro cliente X para amenizar seu custo.

Para o cliente Y consertamos a turbina do caminhão Ford Cargo em dezembro/2017. Na ocasião, em função do estado da turbina o técnico recomendou verificações na bomba e motor. O cliente fez duas viagens e na terceira a turbina quebrou. Ele comprou uma nova e instalou na estrada. Retornando de viagem para casa, novamente o turbo novo estourou. O caminhão está na oficina fazendo motor e trocando a bomba de óleo. Sua fala ao chegar com o turbo original demonstra sua compreensão: “O conserto da turbina foi realizado em dezembro e ela estourou não por defeito do serviço de vocês e sim por causa da bomba que estava fraca. E o motor também estava ruim. O turbo novo de marca paralela que eu comprei aconteceu a mesma coisa e eu trouxe a original para recondicionar novamente.” E realizamos a restauração da turbina Holset que já foi instalada junto com uma nova bomba e motor retificado. O cliente Y ganhou um ótimo desconto no segundo serviço contratado.

Os dois casos citados acima ressaltam a importância da identificação correta do que causou falha na turbina. Muitas vezes pode ser simplesmente porque chegou a hora de fazer manutenção pelo tempo de vida útil da peça. Em outros casos, o defeito pode ser resultado de problemas de revisão como a negligência na troca de óleo, filtros e bomba. Identificar a causa é primordial para que a substituição do turbo seja eficaz e duradouro. Temos clientes que rodaram até 5 anos com turbina recondicionada e outros que tiveram que realizar conserto da turbina original com baixa quilometragem. Isso evidencia que atender as recomendações do fabricante com relação aos cuidados de revisão é altamente positivo.

Nossa equipe procura agilizar o máximo possível a atendimento de garantia e, felizmente, nosso índice de retorno é pequeno. E, claro, procuramos orientar com dicas turbo. Sugerimos acessar os links a seguir com conteúdo sobre essa pauta:

Sobre condições de garantia e dicas para correta troca do turbo

Prazo de atendimento de garantia 


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