sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Cuidado com fraudes nos boletos bancários

O boleto é uma das formas mais utilizadas para realização de pagamentos por consumidores e empresas. É uma modalidade que também requer cuidado na hora de pagar já que são alvos de golpistas. Recebeu um boleto para pagamento? Faça uma averiguação nos itens a seguir:

Atenção com a fonte que enviou o boleto
Cuidado com boletos recebidos por SMS e WhatsApp. Normalmente as empresas encaminham os boletos via e-mail após confirmação da compra em seus sites oficiais. Verifique a fonte do boleto e na dúvida faça contato com o emissor.

Leia os dados do boleto
O boleto bancário contém dados importantes como nome do beneficiário, CNPJ e vencimento. Além disso há um campo de observações que normalmente apresenta dados da compra ou orientações sobre o pagamento. Fique de olho em erros ortográficos bem comuns em boletos fraudulentos.

O valor do boleto está de acordo com a compra?
Há dois campos onde o valor aparece. No final do código de barras e valor do documento. Confirme se o valor corresponde ao que foi negociado e na dúvida ligue para o beneficiário.

Atenção com o código de barras
O código de barras é muito importante. Ele deve aparecer na parte inferior e superior do boleto. Os 3 primeiros dígitos do boleto correspondem ao banco no qual o boleto foi emitido. Nos dois locais ele precisa ser o mesmo. Se tiver divergente, por exemplo no primeiro código for 237 e no segundo 341, é indício de fraude.

Já fomos alertados por um cliente que recebeu um boleto com fraude e percebeu o erro. Primeiro recebeu o boleto de um e-mail diferente do que sempre enviamos e segundo os dados da agência e conta do boleto estavam divergentes da conta da empresa.

Ao receber um boleto, confirme os dados com calma. Na dúvida não pague, primeiro certifique-se de que ele é confiável. Essa é mais uma dica turbo!


Av. Analice Sakatauskas 1004 Bela Vista Osasco SP CEP 06060-006