quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Troca de óleo – importante item da manutenção veicular

A troca de óleo e filtros são orientações indicadas ao substituir o turbo. É também uma das recomendações constantes no manual de proprietário do carro informando o período correto para cada troca, o tipo de lubrificante e outros dados, afinal, quem melhor conhece o veículo é o fabricante que o projetou. Por isso, ao comprar um carro, vale sempre uma leitura ao manual e consultar quanto surgir alguma dúvida.

Consultar também um profissional de sua confiança ajuda muito a tirar as dúvidas sobre a troca de óleo e outros detalhes da manutenção do carro. Ter um bom mecânico é fundamental e constatamos isso quando indicamos um cliente para realizar o serviço de troca da turbina. Quando o serviço é realizado com qualidade ganha credibilidade e na maioria dos casos rende uma valiosa parceria. E a lubrificação correta no carro turbo faz toda diferença.

E já que falamos em qualidade, a do óleo lubrificante deve ser levada em alta conta, assim como de todos os itens que fazem parte da manutenção já que influenciam diretamente na segurança e no rendimento do carro. Viscosidade, desempenho e a base do óleo têm características diferentes definidas pela especificação de cada produto e uma noção básica do assunto é válida. Clique aqui e leia um artigo que esclarece vários itens sobre o tema.

Não se esqueça de que é preciso periodicamente verificar o nível do óleo e completar quando necessário. Saber fazer a medição correta é outro detalhe que costuma ser observado de forma errada. Segundo Luís Peres (autor do texto indicado no link acima), ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Ou seja, se o óleo ficar acima ou abaixo desse nível pode causar danos. A receita é nem mais, nem menos, a observação deve ser no ponto correto.

Dá para ver que a troca do óleo lubrificante é assunto que rende muitas informações. Vale a leitura de outro artigo com dicas interessantes do jornalista Ricardo Lopes da Fonseca.

Lembre-se:anote na sua agenda a troca de óleo, fique de olho no nível e quando precisar busque orientação confiável!

Fones (11) 3698-5393 ou 94787-4441
Horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00.
Fechado para almoço das 12:00 às 13:00