quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Confiança e desconfiança em compras virtuais

Hoje a Internet é o canal que interliga os mais diferentes clientes e empresas, produtos e serviços. Todos os dias eu recebo muitas ligações de clientes de distintas localidades que, além de consultar informações sobre turbinas, conjuntos rotativos e retifica da turbina, costumam relatar sua desconfiança em comprar pela Internet. Muitos deles citam situações de compras nas quais o produto que chegou estava incoerente com o pedido. Alguns compraram turbina nova e receberam turbina recondicionada. E acreditem, há caso em que o cliente sequer recebeu o produto e o site da empresa na qual ele efetuou a compra simplesmente saiu do ar. São as chamadas empresas fantasmas que não tempo endereço físico, apenas virtual. O cliente em questão não conseguiu contato com o vendedor que, como num passe de mágica, desapareceu do mapa.
Esses acontecimentos acabam por prejudicar a confiança do consumidor, mas, tem um fator positivo já que contribui para que o cliente seja cada vez mais cauteloso, questione e examine com critério os dados do produto e empresa. A segurança no e-commerce é ponto fundamental para que o cliente tenha confiança em realizar a compra na Loja Virtual. Saber que está navegando em um site seguro, que conta com um sistema que resguarda a privacidade de seus dados e com uma empresa que zela pela relação saudável e duradoura com o consumidor, são itens importantes.

Além disso, há outros detalhes que os clientes costumam averiguar. Muitos clientes utilizam o Google Mapas para confirmar o endereço da empresa, solicitam o número do CNPJ e acessam o site da Receita Federal para confirmar os dados e solicitam mensagem confirmando dados do produto, valor e condições de pagamento. São ações que muitos já adotaram e que podem servir de exemplos para aprimorar as compras online de muitos internautas.
A Internet é um ambiente virtual que facilita a proximidade entre consumidor e empresa. É também uma ferramenta poderosa para divulgar práticas incorretas que são propagadas com velocidade turbo através do atalho “compartilhar” nas redes sociais. Confiança e desconfiança, crédito e descrédito, indicar ou não indicar, são pontos positivos e negativos que observamos no universo virtual e presencial. Com o avanço da tecnologia web é preciso aproveitar a facilidade de comprar e vender que auxilia muitas pessoas a receber na comodidade de seu endereço o produto que necessita e não tem disponível próximo ao seu local, no entanto, a atenção aos detalhes de segurança é relevante.
Compras virtuais devem representar soluções e não problemas. Muitos clientes que nos ligam até pedem desculpas pela desconfiança e alguns justificam com relatos de problemas anteriores. É perfeitamente compreensível esse cuidado e orientamos a todos que façam realmente a checagem dos dados até sanar todas as dúvidas. Nosso propósito é prestar todas as informações solicitadas e atender com qualidade e eficiência. Tendo dúvidas, não hesite em perguntar.
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