quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Entrega da turbina para atender urgência do cliente

Quem atua no ramo de peças, tanto da linha leve e pesada, sabe da importância da agilidade da entrega para que o serviço da oficina seja realizado no tempo oportuno. Especificamente em nosso caso, que atuamos no ramo de turbina, que é um componente importante no funcionamento dos motores turbo, é fundamental a entrega rápida para que o veículo volte a funcionar.

Seja no produto ou serviço, em tudo há uma conexão de fatores para que a logística da venda aconteça. Quando o prazo é cumprido por todos os atores envolvidos no processo, o ganho é coletivo. O contrário também acontece. Por exemplo, no serviço de recondicionamento há variados passos, dentre eles o balanceamento eletrônico do conjunto rotativo que é uma das peças do turbo, se a máquina quebrar e o profissional da manutenção não atender o chamado com brevidade, toda entrega fica comprometida e o prazo pode ser estendido prejudicando o tempo que o caminhão fica parado.

Outro fator que já aconteceu quando o cliente reside em outra localidade, é o atraso da transportadora ou Correios causando transtornos com a van ou caminhão parado na mecânica, que normalmente está sempre com muito trabalho e precisa liberar espaço na oficina. O estresse gerado por determinados acontecimentos acaba prejudicando a experiência de compra. Entender a urgência do cliente e fazer o possível para cumprir o prazo de entrega é uma meta constante.

Um dos pedidos de ontem ilustra como é relevante compreender a necessidade do cliente. Nosso cliente pediu um turbo R2S BorgWarner aplicado no caminhão VW 13190 4 cilindros motor MAN biturbo. Explicamos que não tínhamos no estoque e fizemos pedido peça. Conseguimos receber a turbina ontem no final do dia. Ele precisa colocar o caminhão hoje para funcionar porque o veículo faz parte do contrato de prestação de serviço com uma empresa que tem cláusulas de rescisão caso haja falha de determinados dias na indisponibilidade do caminhão para execução do serviço contratado. Dava até pra sentir a pressão e a angústia do cliente na voz e hoje o alívio que ele sentiu ao ouvir dizer que a peça já estava a caminho de sua cidade. Em casos urgentes assim, vale o esforço para entregar pessoalmente mesmo ampliando o custo.